sábado, 14 de janeiro de 2012

Espanholices

Começo por dizer que sou a primeira a criticar a atitude dos portugueses que trabalham no atendimento ao público e a defender os espanhóis quando alguém diz que são antipáticos. Durante esta semana já pude comprovar que a cara de "todos me devem e ninguém me paga" é bem capaz de ser um mal latino.
Esta semana foi altura de finalmente fazer uma compra do mês, já estava mais do que na altura. A colega de casa fixe lá me ajudou com o seu Seat Ibiza amarelo já que sem carro era impossível fazer compras deste tamanho. Quanto ao supermercado nada a dizer, nem reparei na menina que me atendeu por estar tão ocupada com o raio das compras. O que teve piada passou-se nos dois dias que andei que nem louca a correr lojas em busca de chuteiras e roupa decente para treinar. Fiz compras em quatro ou cinco lojas e é impressionante como algumas pessoas têm dificuldade em tratar bem um cliente ou pelo menos tentar sorrir. Mas calma que nem tudo é mau. Houve uma moça que me tratou super bem, chamou-me guapetona pelo menos cinco vezes e foi super prestável. Tudo bem que estão ali para vender e é isso que mais lhes interessa mas é assim que deve ser, os clientes têm de ser tratados como reis e ponto final.
Experimentei também ir ao cabeleireiro aqui porque fui preguiçosa e não fui enquanto estive em casa. Escolhi um que por fora tinha bom aspecto. Só tinha uma cabeleireira, na casa dos 20, que pelos vistos era a dona e apesar de ter sido eficiente foi tudo um pouco estranho. Há tempos disseram-me que a personalidade de uma cabeleireira é muito importante na profissão e que devem ser como amigas ou até psicólogas (de certeza que é assim que se ganham muitas gorjetas de velhotas!). Sorrir, falar muito... por aí. Não estava à espera do tratamento que recebo no cabeleireiro que frequento há anos em que já todas me conhecem, claro que não. Mas aquela moça não sorriu uma única vez, nem para mim nem para as outras duas clientes, e só falou para perguntar o que queria fazer ao cabelo. Não tem as mãos da minha cabeleireira e o cabelo não ficou bem como queria mas deu para safar a coisa por agora que isto já estava a ficar parecido a um ninho de ratos. Cheguei a apanhar um valente susto quando me pareceu que ia cortar uma valente parte do cabelo mas afinal era só uma maneira diferente de tirar volume.
Coisas de gaija à parte, ontem e quinta começaram os meus treinos. Estou deliciada! Ando um pouco dorida, como é normal, mas por mim ia todos os dias. Nem sei se consigo explicar bem o que sinto em relação à experiência mas vou tentar.
Mal cheguei foi a loucura total com as mais novas que também vão lá treinar: "eres tú la portuguesa?" (esqueçam os pontos de interrogação ao contrário, não os vou usar aqui). Fizeram-me dizer coisas para ver se conseguiam traduzir para o espanhol e faziam uma festa quando conseguiam. Eu toda envergonhada sentia-me como um animal exótico mas achei um piadão!
Como em todos os grupos de pessoas, ali há de tudo. Há sempre as que fazem a abordagem mais descarada, neste caso as mais novas que estão sempre com "o pito aos saltos", as que se apresentam normalmente e as que não dizem nada mas com o tempo sei que sou bem capaz de me dar com todas. No geral parece-me um grupo muito acolhedor, se assim não fosse de certeza que não me sentia lá tão bem.
Os treinadores são excelentes. Muito atentos, preocupados, estão sempre a dar força. Já recebi elogios de ambos e provavelmente já repararam naquilo que eu já reparei; pés tenho e sempre tive (convém...), só falta o resto que se ganha com muito treino.
Ontem aderi ao Tuenti, o facebook só para espanhóis (não posso por a faculdade que frequentei pois o "moço" não reconhece), porque acho que o usam mais e quero ir comunicando com a malta. Antes de ir dormir recebi um pedido de amizade do Paco, o treinador principal, e fiquei a sorrir durante uns bons minutos. Dizia o seguinte:


Hola Marta... soy Paco, el entrenador...
Bienvenida al equipo... Da gusto ver tu ilusión y tus ganas al entrenar..
Te ayudaré en todo lo que esté en mi mano..
Bss



A capitã também é uma porreiraça. Está na equipa há 12 anos e é defesa central mas é capaz de correr o campo todo de uma ponta a outra. Pergunta-me sempre como estou porque nos treinos é raro pararmos e já se sabe que (ainda) não tenho a mesma estaleca que elas. Mesmo assim, ao contrário daquilo que esperava, tenho-me aguentado perfeitamente. Claro que ainda não faço tudo completamente bem mas lá chegarei. Estou muito motivada, a diferença entre os treinos e o ir correr sozinha é enorme, não tem mesmo nada a ver.
Estava um pouco receosa antes de ir mas agora já não tenho dúvidas que vou fazer tudo para ir sempre. É também uma maneira de me disciplinar porque fazer exercício sozinha é complicado, é sempre bom ter alguém que nos guie e praticar um desporto que gostamos... como costumo dizer, nunca é tarde! Vou tentar falar com o Jacques para começar as aulas das terças e quintas, em vez de acabar, e se for a correr para o treino ainda o apanho quase inteiro.

Parece que afinal o bicho da bola nunca morreu, só estava adormecido. Que excelente experiência e que excelente maneira de conhecer malta por aqui!
Como me aconselhou uma certa pessoa, um dia destes descrevo um treino!


Este post há-de ser editado, como todos os outros, agora é que não tenho tempo para escrever mais!

Um comentário:

  1. Realmente, é curioso que, com tanta procura e pouca oferta, as pessoas não tenham noção do quanto é bom ter um emprego. Só isso já é um bom motivo para sorrir e para darmos o nosso melhor.

    Já nem falo do profissionalismo, que deve partir das pessoas, em busca das necessidades dos clientes. A verdade é que a simpatia nunca fez mal a ninguém e fica muito bem a todos.

    Marta, jogadora que é jogadora, rapa o cabelo, não corta em "capas", não vá num jogo uma adversária lhe puxar o cabelo.

    Uma vez que és pequenina e actuas a defesa direito, como o Maxi, a carequinha deste até que te poderia servir de inspiração :P

    "...provavelmente já repararam naquilo que eu já reparei; pés tenho..." A humildade assenta-te tão bem, é mesmo uma das tuas inúmeras virtudes. Ainda assim, espero um dia ter a possibilidade de comprovar com os meus olhos tamanho talento, não vá eu ter confundido humildade com sentido de humor.

    Estás um pouco confusa com as tarefas/jogos das meninas tais como lavar a loiça, a roupa, limpar a casa, passar a ferro, cozinhar, transportar cerveja mas o tempo, naturalmente, acaba por colocar ordem nisso.

    Até lá espero que te continues a divertir e a desfrutar pois, como diz o dorae... perdão, o "Paco", realmente dá gosto de te ver assim motivada, cheia de vontade e feliz.

    Olha, quem te aconselhou a fazeres isso teve uma excelente ideia, sim senhor.

    Beijinho e continuação dos teus posts, começo a ganhar o hábito de os ler.

    ResponderExcluir