quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Here I am... this is me...

Peço desde já desculpa por não ter cumprido com o prometido pois ontem não me foi possível escrever. A verdade é que demoro bastante a agarrar no blog mas quando começo a escrever (e a editar) nunca mais acabo.
Bom, começo por dizer que por aqui, tal como em todo o lado, tem estado um frio do caraças. Felizmente que já tenho um aquecedorzito e um edredom (gosto mais de "edredon" mas parece que não está correcto) que já não me permitem passar por essa experiência molesta de ter frio.
Tenho ideia que me oriento melhor seguindo os dias portanto preparem-se que isto será uma espécie de diário. Isto sairia melhor se escrevesse mais frequentemente mas vou tentar não me esquecer de nada.
Começo então pelo dia 30 de janeiro. Além de ter sido dia de treino, seguiu-se um pequeno convívio com dois cachopos que não via há imenso tempo. O Quique (espanhol de Henry, ele prefere assim), americano que vive perto de mim mas que anda sempre a passear, e o Oliver, australiano que vive em Plasencia e que decidiu vir cá passar o fim de semana por estar farto da zona dele. Deu tempo para meter a conversa em dia, ver um pequeno espectáculo de flamengo e passar no barzito alternativo do costume (demasiado jazz às vezes mas é um sítio agradável). A menina Piedad também nos fez companhia e aproveitou para treinar um bocadinho o inglês. Consegui chegar bem a casa depois de ter tido muita vontade de me descalçar no meio da rua. O raio das botas matam-me, não sei quando as usarei pela terceira vez. 
No sábado foi dia de ir a Cáceres. A minha presença no clube ainda não estava oficializada mas seria preciso muito azar para me lesionar nos cinco minutos em que estive em campo. Joguei na defesa, do lado esquerdo, e foi aí que tive a certeza que não sirvo para tal coisa. Estou a começar, posso muito bem a vir a mudar, mas não me sinto mesmo bem ali. Perdemos 1-0, sem merecer, e o árbitro foi um nojo (foi mesmo, não sou daquelas que se queixa das arbitragens por dá cá aquela palha). Parece-me que o mais importante da experiência se passou no balneário e não em campo. Sou uma envergonhada do pior e a cena de tomar banho no meio de pessoas nunca me agradou. Não por elas mas por mim que tenho vergonha de andar por ali assim, como a minha mamã me botou ao mundo. A verdade é que só custa a primeira vez e afinal não é nada do outro mundo, eram apenas macacos da minha cabeça. Umas mais isto, outras mais aquilo, mas temos todas o mesmo (brilhante conclusão...). Nessa noite houve ainda tempo para o habitual convívio com a habitual malta. Penso que ainda não referi mas pode dizer-se que já há algum tempo que tenho um grupinho para sair constituído por: Paco, Maria Jesús (que são irmãos) e Piedad, os três da mesma turma, a Rocío que é irmã da Piedad e está comigo em francês, o namorado da Maria Jesús e o irmão mais novo dela e do Paco. Ainda deu para dançar um bocadinho e... já não posso com o "ai se eu te pego". Tudo o que é demais, enjoa!
Tinha pensado em ir até Salamanca nesse fim de semana, por não trabalhar na segunda, mas acabei por ficar. Já chegaria demasiado tarde no sábado, lá estava ainda mais frio e a malta anda toda em exames assim que achei melhor ir noutra altura. No domingo acabei por ir dar um belo passeio já que a Piedad quis ir até Alange com o sobrinho Ángel de 3 anos e convidou a malta. Aproveitei para dar uso à máquina e tirei umas bonitas fotos. Adorei o sítio e espero lá voltar.







Na segunda, dia 2, foi dia de tratar de pequenas burocracias para entregar no clube e de comer tortilla ao almoço... feita pelo australiano. Já sei a receita e é super fácil de se fazer, basta ter ovos, batatas, azeite e sal e sai a tortilla mais simples mas provavelmente a melhor. A dele não estava má mas espero que a minha primeira saia melhor quando a fizer. Foi ainda dia de jogar Fifa 12 com o Quique. O raio do portátil não anda grande coisa, até tenho medo de abrir o jogo, mas espero repetir o serão mais vezes. Jogar sozinha não jogo, pela enorme falta de paciência para tudo o que é jogo, mas com companhia divirto-me imenso.
Terça, outro dia bastante preenchido. Começou com uma boa visita: a mamã! Veio artilhada com comida, um microondas (o meu avariou e ela achou que era melhor gastar em gasolina e portagens do que eu gastar uns 15 euros num microondas), o tal edredom que agora me conforta tanto durante a noite, etc. Não me queixo, apesar de não ter gostado que ela tenha gasto tanto para estar cá umas poucas horas soube-me bem a visita. Se bem que, é de referir que quando descarregámos as coisas ela decidiu deixar-me sozinha e ir correr lojas durante quase três horas. Não me perguntou se queria ir e também não me ofereci porque estava de volta de uma apresentação chata sobre o 25 de abril. Conheceu também a Nathalie, cheia de vergonha, e lá foi embora enquanto ficamos a almoçar. Não sou de sentir saudades nem falta de coisas ou de pessoas, é claro que gosto muito da minha mãe, da minha família, dos meus amigos, da minha cidade... mas é verdade que não me custa estar aqui "sozinha". Falamos todos os dias pelo skype, sei que está tudo bem e é isso que me interessa. Quando me despeço em Lisboa nunca me dá para a lagrimita, aqui choramos as duas... pequenas coisas! Acabei por faltar a francês para acabar a apresentação e no meio de tanta coisa esqueci-me de avisar os alunos do café semanal que não poderia nesse dia por ter ido a duas aulas extra (falar sobre o 25 de abril) com o primeiro de básico. Que desaire, fiquei super corada quando me dei conta que me tinha esquecido porque nunca acontece. Deixei três ou quatro pessoas plantadas mas creio que não ficaram muito chateados comigo.
Quarta, mais um dia longo. Na verdade têm sido todos, acabou-se definitivamente a brincadeira do sedentarismo, de deitar às tantas e acordar às tantas. Portanto, dia de arrancar mais um dentinho do siso (já só faltam dois!). Não doeu nada, nem nesse dia nem até agora. Levei dois pontos (os primeiros pontos que levei em toda a minha vida) e pronto, fácil. Claro que faz alguma impressão mas como já estão bastante saídos não leva tempo nenhum. Depois disso foi altura de me chatear um bocadinho. Nem tudo podem ser boas notícias, as más também fazem parte da vida. Iria começar na próxima semana um trabalho novo que me ocuparia as manhãs e me daria um pé de meia jeitoso. Já estava a pensar em comprar um carrito e tudo. Quando a moça começa a dizer que temos de falar porque houve um problema já sabia o que ia sair dali. De certa forma até desliguei e não apanhei tudo o que disse. É estranho mas desde o primeiro minuto que tive o pressentimento que o curso não andaria para a frente. Fazem-me fazer um exame e uma programação (completamente cagativos, mas vá) para ter um diploma, recebem quase 200 inscrições, e duas semanas antes é que reparam que afinal a Junta de Extremadura não vai financiar o curso. Não gostei, fiquei aborrecida, normal. Gabo-lhes a capacidade para me chatearem, não é nada fácil. Saí com a postura espectacular que me caracteriza, fiquei nervosa durante um minuto e quase chorei mas depressa levantei a cabeça. Nesse dia ainda andei meia aborrecida com o assunto, não posso negar. Mas há males que vêm por bem (nem posso considerar como um mal porque raramente classifico alguma coisa assim) fiquei com um diploma que não tive de pagar (não se lembrem de me pedir dinheiro depois disto) e vão haver mais cursos de português aos quais me vou candidatar, quem sabe não arranjo algo melhor. Nessa mesma noite avisaram-me de um anúncio para professores nativos que está no site do Ayuntamiento. Ainda são algumas as empresas e academias com cursos, veremos o que sai daqui. Não estou preocupada. Tudo tem os seus pontos positivos e negativos. Um bogas caía bem mas o tempo livre para as minhas coisas também cai. E nessa mesma noite houve mais passeio/convívio/contacto com a cultura espanhola e extremeña. Las Candelas é como se chama, realiza-se sempre no dia 1 de fevereiro e baseia-se na construção de uma grande candela para que se queimem os males que por aí andam (aproveitei para queimar essa história do trabalho). Também há quem junte pequenos grupos com uma pequena candela à frente de casa e por aí fique a comer e a beber. Ao todo costumam haver umas 50 espalhadas por toda a vila e eu visitei principalmente as que se fizeram em escolas. No meio disso tudo não podia faltar bebida e boa comida, tortilla, montados, pinchitos... uma pena que não pude experimentar coisas quentes por causa do dente mas regalei-me com dois bocados de tortilla.






[Não dá para perceber bem mas a candela tinha um Mr. Burns com algumas palavras à volta (materialismo, egoísmo, entre outras). Dou-vos também a honra de ouvirem o meu espanhol já que a primeira que fala sou eu: "que guay eh".]
Dia seguinte levantei-me com a vontade de sempre e a história do trabalho já estava esquecida. Os meus meninos deram-me muita força e soube bem recebê-la. Passei a manhã com o Paco que se ofereceu para ir comigo ao Ayuntamiento saber da tal oferta de trabalho mas claro que não nos souberam dizer nada porque "ah e tal isso são as empresas que metem no site, nós só autorizamos, não sabemos de nada". De qualquer forma foi uma manhã bastante agradável porque demos umas quantas voltas, conheci sítios novos e aprendi um pouco mais sobre Almendralejo. Até passamos pela igreja precisamente enquanto se dava a cerimónia para receber os bebés que nasceram no último ano... tudo no âmbito das Candelas, penso eu.
De quinta não me lembro de nada além do treino e sexta lá fui tratar de burocracias outra vez. Tive de ir a Badajoz, à federação de futebol, para entregar papéis e receber a ficha que me torna federada. Lá bebi uma bela bica num sítio onde já tinha almoçado há tempos e reparei que já me começo habituar aos "baldes" de café daqui. Calma que eu adoro a nossa bica mas habituei-me a beber o triplo do café quando bebo. E o preço é o mesmo, 1 euro aqui, 1 euro pela bica em Badajoz. Tinha pensado que se calhar encontraria o Pedro, irmão do Paco e da Maria Jesús, e pensado e feito, apanhou o mesmo autocarro que eu. Viemos na conversa, é um moço muito simpático, está a estudar Biologia. Foi graças a ele que me lembrei de me inscrever no ginásio nesse mesmo dia, já que tenho tanto tempo livre e me custa correr sozinha ao menos assim sei que vou duas ou três vezes por semana. Juntamente com os treinos é um bom começo, é ver se consigo ir todos os dias. Ainda nessa tarde combinei um cafézinho com o Quique porque queria mesmo experimentar um café que tem muito bom aspecto... e de facto deve ser um dos melhores spots no que toca a cafés. Falamos dos imensos planos que temos mas não chegámos a conclusão nenhuma. A única quase certeza que tenho é que dia 20 e 21 vou ao Carnaval de Badajoz... de resto, está complicado. Não sei se fique por cá nesse fim de semana, se vá a casa, se vá a casa no dia 2 de março porque o mano faz anos e o Benfica joga em casa com o Porto, se vá a casa na Páscoa e aproveitar para ver o Benfica x Braga e o Sporting x Benfica ou se faça uma viagem (que é o que quero mais mas sozinha não me apetece muito e não sou só eu que tenho dificuldade em fazer planos com "muita" antecedência), etc etc. E bom, nesse dia treinei com a camisola do Benfica e senti-me super bem por poder ostentá-la (foi a mamã que a trouxe, ainda bem que me lembrei de lhe pedir). É bom que as espanholas comecem a decorar o nome Benfica.



[Deixo esta imagem porque o raio do telemóvel não me deixa passar a foto que tirei para o computador. Fica mesmo ao lado da estação de autocarros de Badajoz, a ver se um dia destes experimento o franguinho assado.]
Sábado dia todo a descansar, bem merecia depois da semana tão activa. Decidi ficar a ver umas séries porque os músculos pediram "por favor, hoje não te mexas" e como queria jogar no dia seguinte achei por bem respeitar tão sentida súplica. Apesar disso fui dar a minha voltinha com a pandilla pois já tínhamos combinado jantar num italiano que fica perto dos bares. Comi uma massa com queijo, mozarella e maionese. Estava porreira mas era demasiado simples, não capricham muito nas massas; para a próxima como uma pizza. Não me quis adiantar muito na saída porque tinha de me levantar cedo e ando muito comprometida com o futebol mas acabamos por ficar na conversa e cheguei a casa às três da matina.
Domingo: Badajoz outra vez. Lá fui com as meninas e joguei os últimos 25 minutos. Foi terrível, perdemos 10-0. A qualidade das outras era indiscutível, algumas já tinham jogado na Superliga (pergunto-me o que estão ali a fazer) e nós lá fizemos o que conseguimos. Somos todas boas moças mas é claro que não temos o andamento que têm as raparigas da primeira equipa. É mais pelo cachondeo que outra coisa, é verdade, mas quero evoluir o máximo possível. Ah e dessa vez não me meteram na defesa mas meteram-me na banda esquerda... e não, definitivamente não. O meu sítio é no meio, ponto final. Posso até vir a adaptar-me mas neste momento só me vejo no meio. Ao voltar para cá experimentei uma outra bocatería com cinco das minhas companheiras. Não era má mas há bem melhores por cá. Experimentei também outro café em que se está bem e ainda era para estar com o grupo do costume mas acabei por ficar em casinha a descansar, se estivesse na rua teria ido mas quando visto o pijama já é complicado fazerem-me sair de casa.
Esta segunda foi o primeiro dia de ginásio. É pequenito mas acolhedor e não é muito caro tendo em conta que posso ir quando quiser e fazer o que quiser, aulas incluídas. Sendo assim comecei por experimentar uma aula de step. É complicado apanhar o ritmo mas gostei, aproxima-se à dança o que me atrai ainda mais. Vinte minutinhos de bicicleta e lá fui para casa, não quis forçar mais as pernocas. Queria ter ido ontem e hoje mas acabei por não ir, na verdade tenho medo de me lesionar por forçar demasiado porque têm-me avisado para ir com calma, que se exagerar é pior. E realmente ontem corri imenso no treino, amanhã logo vou lá e provavelmente sexta de amanhã porque amanhã não posso ir ao treino. O menino Jacques vai ser operado e pediu-me para dar a aula inteira. Não me custa nada, ainda mais sendo a turma que é.
Importante frisar que ontem foi o melhor treino de sempre. Espero não estar a ser precipitada mas já noto melhorias, tanto na forma como no resto. Já me aguento mais, já corro mais, já toco mais e melhor na bola. Felizmente o treinador meteu-me no meio, como avançada, e podia ter marcado 3 ou 4 golos não fosse a ainda falta de confiança para rematar. O facto de aparecer muito nos sítios certos (pelo menos foi isso que me pareceu) e de ter feito duas assistências já me fez vir para casa eufórica. Podia ter continuado a treinar, estava com a pica toda. No fim perguntei ao Paco o que achava do que tinha visto até agora, mais para confirmar o que já sei do que outra coisa, e realmente confirmou: tenho mais características ofensivas do que defensivas e estou melhor no meio do que nas alas. Mais eufórica fiquei. E é isto, bem dizem a minha mãe e o meu irmão que sou apanhadinha. Ando contente com isto, são muitos ganhos ao mesmo tempo com uma só actividade.
E é isto. Eu avisei que o próximo seria grande. Talvez devesse ter dividido mas vai assim que já sabem que sou preguiçosa e isto já me deu trabalheira suficiente. Além de que deve ter erros até mais não e reler isto mil vezes para editar também dá um trabalho dos diabos. Aproveito também para dizer que sou batoteira e só adopto o acordo ortográfico em parte. Se não tivesse dito nada de certeza que não se teriam apercebido disto, mas vá. Um grande bem haja e resto de boa semana para todos!

2 comentários:

  1. Já sabes que leio assiduamente o blog, apesar dos teus posts ENORMES. Mas não pude deixar de comentar, não hoje... então oh Marta Maria, tu tiveste a audácia de vir até Badajoz e não me dizer nada??? sabes que daqui até aí é um saltinho! Es um horror de amiga! Tenho dito. Luv u <3

    ResponderExcluir
  2. Gostei das descrições que fez dos respectivos locais. Adoro o nosso país (o Benfica, em especial:)) mas também Espanha. Continue.

    ResponderExcluir