quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia da Mulher

Hoje é um bom dia para escrever umas linhas pois além de ser dia da Mulher (um viva para todas!) também é o dia em que faz um mês desde que escrevi pela última vez. Desta vez organizo por partes e não por dias porque foram muitos sem escrever e a memória já não apanha tudo.
Escola: Vai optimamente bem, sem dúvida. Sempre a melhorar e mais à vontade, dos alunos recebo apenas coisas boas. Cumplicidade, interesse, sorrisos, gargalhadas... agora sim começo a perceber perfeitamente a história dos professores acabarem por gostar da sua profissão. Ainda não sou capaz de explicar bem mas uma sala de aula é um mundo pequenino no qual muito se pode ensinar, aprender, partilhar... como em muitos outros sítios, sim, mas essas salas podem ser bastante especiais, ter uma dinâmica bonita. Sempre gostei imenso delas como aluna e estar do lado contrário afinal não é nenhum bicho de sete cabeças quando se deixa o medo e as inseguranças para trás. E porque no fundo nunca deixo de ser aluna... nenhum professor pode ir para uma aula a achar que não poderá ser surpreendido com alguma coisa.
Bom, ontem foi precisamente um daqueles dias em que as aulas correram mesmo mesmo bem portanto sou suspeita. Crises do "ai que agora estou insegura" já não aparecem há carradas de tempo. Podem eventualmente aparecer mas em doses bastante moderadas e sou capaz de disfarçar e esquecer isso rapidamente. Tocou-me falar sobre a tradição académica em Portugal numa das aulas e deixei-os super interessados pela coisa. Em Espanha até há Tuna, foi precisamente em Santiago de Compostela que surgiu, mas por cá parece que não se faz grande coisa. E ontem fiquei babada porque uma aluna que nunca tinha visto por ainda não estar muito com os primeiros de básico disse que eu era muy salá. Nem sei se era suposto ouvir porque disse para a colega mas uma das coisas que também vou melhorando é o ouvido, que bem preciso para apanhar aquelas falhas de vocabulário e de pronúncia que os "meninos" têm. (Tanto ouço "meninos" que acabo por chamá-los precisamente assim e é um piadão porque tenho sempre muitas pessoas com mais de 40 à minha frente, e até de 60 e tais!). Bom, e o que é salá? Vem de sal e quer dizer muitas coisas... todas boas! Portanto, sou uma pessoa com sal... bonita, agradável, simpática... que cai bem. Custa-me traduzir o cae bien mas acho que se pode traduzir literalmente. Fartamo-nos de rir com isto, e devo ficar muitas vezes corada também, porque muitas (muiiiiiitaaaaas) vezes pergunto se conhecem uma palavra e dizem-me que em espanhol é igual... ou seja, quem está mal sou eu com o vocabulário do espanhol, eles estão na maior!
É verdade que mesmo com mais alguma preparação continuo a trabalhar mais à base do improviso. A diferença que noto não é na preparação mas sim na qualidade do improviso... com a experiência só podia evoluir desta maneira. Dei-me conta que, além da boa preparação das aulas que os professores têm obrigatoriamente de fazer, o improviso acaba por jogar um papel muito importante na equação. É importante saber gerir a aula, com muita ou pouca improvisação, mas por muito bem que se prepare, o rumo das aulas pode sempre mudar, e geralmente muda, principalmente com gente madura e interessada que não se limita a ir ouvir ou a estar por obrigação. Por muito bem que se prepare não se pode nunca preparar cada palavrinha que se vai dizer, tem de haver espaço para a criatividade.
Futebol: Uma autêntica craque, já ninguém me pára! Vá, estou a exagerar. Já não me lembro de quantos jogos fiz mas acho que foram três. Cinco minutinhos no primeiro, na defesa. Vinte e cinco noutro, na ala esquerda. Quarenta e cinco no último, finalmente como delantera. Perdemos sempre. Mas não jogamos assim tão mal, falta é qualquer coisa, mais linha de jogo, menos medo de ter a bola e mais capacidade de mantê-la. Ainda fiz uns dois remates mas o raio da bola não entrou. Entrou ontem finalmente, no jogo de treino. Não é oficial mas senti-me bem, dá sempre alguma confiança até porque treinamos juntamente com as da 2ª divisão. Foi canto e a menina prefere ficar ao segundo poste feita lambona porque gosta mais de tentar ficar com as sobras. Sobrou, dominei um pouco trapalhona, bateu no chão e lá mandei um tiraço na diagonal com o peito do pé que foi bem ao canto superior direito. Lembrei-me agora que foi quase isto com a diferença de ter sido com o pé direito e de ter batido uma vez no chão mas foi tão rápido que até eu fiquei surpreendida, foi sem pensar. Se for esse o truque espero conseguir deixar de pensar quando apanho a bola dentro da área!
Amigos: Não me posso mesmo queixar, encontrei boa gente por aqui e sei que precisando de alguma coisa tenho com quem contar. A Nathalie, o grupillo, a Mari-colega-de-casa-fixe... tive sorte! Eu e o grupillo combinamos coisas constantemente e começámos inclusivamente com as nossas saídas para o campo. Que bela caminhada fizemos no fim de semana passado. O sítio ajudou, era lindíssimo! Para quem goste destas coisas, vale bem a pena visitar o Parque Natural de Cornalvo.








Línguas: Óptimas! O meu inglês soa cada vez mais americano mas quanto a isso não há muito a fazer a menos que vá viver para Londres ou Dublin durante uns tempos. O que interessa é que me sinto a falar bem e os professores de inglês acham o mesmo porque ouvi dizer que andaram a comentar isso. No espanhol às vezes tenho dúvidas parvas de insegurança e algumas falhas a nível dos verbos e da pronúncia mas não me parece que isso lixe o bom nível que dizem que tenho. O francês por vezes dá problemas, já quis deixar mas sempre que me lembro do dinheiro que gastei no ano passado apago a ideia da cabeça. Ganhei novo alento e comecei a estudar um pouco em casa. Não queria parar com o investimento no francês mas tenho muita vontade de estudar uma completamente diferente que já estou farta das latinas. Em princípio começo com mandarim ou alemão ou russo lá para setembro.
Viagens: Não sei se o dinheiro chegará mas o tempo por cá está a acabar e com o futebol acabei por não viajar tanto quanto queria. Não me arrependo, há tempo para tudo. Sendo assim, é provável que vá a Berlim em junho e como devo ficar uma semana ainda devo visitar mais algumas cidades do norte da Alemanha. Quero também ir pelo menos a Córdoba, Granada e Salamanca e sou bem capaz de aproveitar a ponte do dia do trabalhador para ir a Granada que é a que fica mais longe. A semana da Páscoa é para ir a casa fazer montes de coisas incluindo ver o Benfica que já sinto falta das cantorias que me deixam sem voz, dos convívios e da bifana gordurosa da Aida e Silva. Teatro, cinema, Praça do Comércio e Martinho da Arcada, tosta mista... hmmm...
Planos para o futuro próximo: Continuo sem saber o que fazer com a minha vida. Tenho mil ideias diferentes que correm fervorosas dentro da minha cabeça como o sangue me corre nas veias (isto é só para dar mais vida ao post) e não consigo chegar a nenhuma conclusão. Posso ficar cá mais um ano, caso digam que sim à renovação, posso tentar o Instituto Camões caso abram vagas, posso ir para outro sítio pelo Serviço de Voluntariado Europeu ou qualquer outra coisa, posso voltar para casa e mandar currículos para uma data de coisas em que gostava de trabalhar (como o Museu Cosme Damião - que espero que esteja a ficar espectacular!) e quiçá começar um mestrado ao mesmo tempo, sei lá eu em quê... posso optar por Ciências da Educação e começar a trabalhar na ideia maluca que tenho de conseguir mudar o nosso Ensino mal gerido e estruturado... ou começar outra licenciatura, em Gestão, por exemplo. Que faço eu à minha cabeça? Quem me manda gostar de tanta coisa e querer tanto ao mesmo tempo? Vivo um dia de cada vez e aproveito cada momento mas faltam menos de três meses para acabar o trabalho e as coisas não estão propriamente famosas para deixar tudo para a última da hora. Acho que o que vou fazer é começar a preparar currículos e cartas de apresentação como deve ser e mandar para todo o lado, procurar outras coisas no estrangeiro e renovar com isto. Dependendo das respostas (ou falta delas) talvez se torne mais fácil decidir.
Fora isto, além de começar a aprender outra língua, planeio começar a aprender a tocar baixo (sozinha). Não sei se poderei trazê-lo mas estarei por Lisboa no verão (pelo menos a maior parte dele, digo eu) e quero começar que já está na hora. Há também um projecto que pode precisamente começar no verão mas sobre ele não vou adiantar nada por agora, é surpresa.
Espanha: Gosto cada vez mais de ir conhecendo a cultura espanhola. Sinto-me bem aqui, o grupillo ajuda bastante na transmissão da sua cultura... e eu, orgulhosa, transmito também um pouco de nós, um pouco de Portugal. Quero ver o mundo mas não esqueço nunca o meu cantinho. Cantar Romana e Marco Paulo no meio do campo em Espanha? Foi a primeira vez mas não terá sido a última!
Sou mulher, sou feliz e gosto imenso da minha independência. Aproveitai que houve quem tivesse (e muitas ainda têm) de lutar muito por ela. Feliz Dia das Mulheres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário